terça-feira, 29 de setembro de 2015
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |«a new global standard for business»
«The United Nations launched the Global Goals on Friday.
These Sustainable Development Goals (SDGs) are set to become a new global
standard for business. What might be the implications for your
organisation?
Join us on Tuesday, September 29, to learn how businesses
can contribute to the Sustainable Development Goals. We will share new research
showing how companies around the world are planning to tackle to SDGs– looking
at where businesses think they can make the biggest contributions and how they
envision bringing the SDGs to life. During the webinar, you will learn about
what role the private sector can play in achieving the SDGs and how to prepare
for the shift from ‘my world’ as a company, to world goals shared by
everyone». +
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
terça-feira, 22 de setembro de 2015
O «VERDE» É PARA SER LEVADO COM SERIEDADE | Há boas práticas que mostram que todos ganhamos com isso | O CONTRÁRIO É HOJE MANCHETE NOS JORNAIS
Da notícia:“We’ve screwed up“. Depois de a Volkswagen ter sido acusada de manipular os testes de emissões de poluentes e de o escândalo ter provocado uma enorme queda das ações na bolsa de Frankfurt, o chefe da marca nos Estados Unidos, Michael Horn, já veio pedir desculpas, dirigindo-se diretamente aos consumidores norte-americanos. A empresa anunciou, entretanto, que irá imediatamente constituir uma provisão de 6,5 mil milhões de euros para resolver o problema dos carros a diesel nos EUA. Até 11 milhões de veículos podem ter sido equipados com o mecanismo que escondia a quantidade real de emissões poluentes». Continue a ler.
sábado, 19 de setembro de 2015
UMA VISITA AO «GLOBAL COMPACT»
Recorte d e um «print» da homepage do
site do Global Compact - Veja na integra
site do Global Compact - Veja na integra
Estivemos a ver um video muito recente do Global Compact - «No Point Going Halfway» - que é sobre a necessidade de fixarmos objetivos a nível global, isto é, mundial, onde se defende que os OBJETIVOS DO MILÉNIO têm de ter seguimento - não se pode parar as coisas a meio - com os agora designados OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pode ver o video aqui, via twitter. A apresentação: «A short film by Richard Curtis featuring Usain Bolt which helps explain why we should finish what we started with the Millennium Development Goals and end poverty by 2030 and tackle inequality and climate change». A ambição: esta geração tem de acabar com a pobreza. E foi nesta circunstância que nos lembrámos de trazer, uma vez mais, o GLOBAL COMPACT para o «ISCAL é verde». Para os que não estejam familiarizados com a organização, como o mostra a imagem acima, trata da transformação do «Business» para mudar o mundo, em torno do ESG - a sigla (em inglês) do «Ambiente», do «Social», e da «Governança», que é uma das equações do Desenvolvimento Sustentável. Mas saiba mais aqui.
Em particular, da estratégia do Global Compact:
«Our Strategy
We ask companies to take a comprehensive approach to sustainability, and lay out 5 essential elements of corporate sustainability which we help business put into practice:
Foremost companies must (1) operate responsibly in alignment with universal principles and (2) take strategic actions that support the society around them. Then, to push sustainability deep into the corporate identity, companies must (3) commit at the highest level, (4) report annually on their efforts, and (5) engage locally where they have a presence». Continue a ler.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL|Na Columbia University/Nova Iorque|Setembro 2015 / 23-24
Como se pode ver pela imagem, e de forma mais completa no site da Conferência a que se refere, esta centra-se na implementação dos OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Da promoção através do Earth Institute:
|
|
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
PARCERIAS PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | ONU cria Plataforma Virtual
«As Parcerias para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são uma ferramenta informativa que divulgará para empresas, organizações e indivíduos as iniciativas que estão sendo implementadas como resultado das parcerias globais e compromissos realizados para o alcance dos ODS.
As Nações Unidas lançaram nesta sexta-feira (04) uma nova plataforma on-line para incentivar o engajamento global e promover parcerias e compromissos voluntários para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser adotados formalmente pelos 193 Estados-membros em 25 de setembro». Continue a ler.
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |AGENDA 2030 |«não deixar ninguém para trás»
«(...)
“Hoje é o início de uma nova era. Viajamos um longo caminho juntos para chegar a este ponto”, declarou Ban, narrando o caminho que a comunidade internacional tomou durante os 15 anos desde a adoção dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) no sentido de elaborar um novo conjunto de metas de sustentabilidade pós-2015 que visem a assegurar a longo prazo o bem-estar do nosso planeta e seu povo”. Com a expectativa de que os líderes mundiais adotem o texto entre os dias 25 e 27 de setembro em Nova York, o chefe da ONU disse que a Agenda 2030 tem o grande objetivo de levar as pessoas ao centro do desenvolvimento; promovendo o bem-estar humano, a prosperidade, a paz e a justiça em um planeta saudável e buscando o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas e igualdade de gênero. O secretário-geral afirmou que a Agenda prioriza os grupos vulneráveis e marginalizados, prometendo “não deixar ninguém para trás” e resolvendo as questões pendentes do ODM. (...), Leia na integra na ONU Brasil. Para se saber mais aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)