sábado, 28 de setembro de 2013

NOVO RELATÓRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Confirmadas Responsabilidades Humanas nas Alterações Climáticas



 
 
Acabou de ser público o relatório da imagem, do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) . Pode ver, por exemplo,  aqui um resumo dos principais pontos, nomeadamente: «Culpa humana - É “extremamente provável” que a influência humana seja determinante no aquecimento global desde 1950. Só os gases com efeito de estufa, sozinhos, contribuíram para uma subida que teria sido de 0,5 a 1,3 graus Celsius neste período, se não tivesse sido amenizada por outros factores, como os aerossóis que reflectem a radiação solar ou variações naturais. O relatório detectou a influência humana também no aquecimento do oceano, nas alterações do ciclo da água, na redução do gelo e da neve, na subida do nível do mar e nalguns eventos extremos. “A influência humana no sistema climática é clara”, resume o IPCC».
Das reações, destaco a que refere que o relatório   «deve ser lido por todos os ministros de todos os governos, disse ao PÚBLICO o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira a Silva», como pode ver.  Outras reações.
Dado que a valoração  de tudo isto é tida como essencial, e está na ordem do dia, atrevemo-nos a dizer que devia ser lido por todos os profissionais na esfera da contabilidade e da auditoria, e servir de estimulo para se ir adiante em estudos da sua competência. 
E mais este video  sobre «Climate change "threatens our planet, our only home", warns Thomas Stocker, IPCC co-chair» apresentada em Estocolmo  onde foi divulgado o relatório.   Ou diretamente através do youtube:



 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário