Comecemos por lembrar o que é o Global Compacto, recorrendo a este site em português ( do Brasil) :
«O QUE É O PACTO GLOBAL?
O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma iniciativa planejada para empresas comprometidas em alinhar suas operações e estratégias com os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Assim, as corporações, que são os principais agentes da globalização, podem ajudar a garantir que organizações de mercado, comércio, tecnologia e finanças progridam de maneira a beneficiar as economias e sociedades em todos os lugares. Continue a ler.
Depois podemos saber mais sobre O Guia acabado de lançar na ONU Brasil:
Pacto Global da ONU lança guia de sustentabilidade empresarial
A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas da maior iniciativa voluntária para a responsabilidade corporativa.
«O Pacto Global das Nações Unidas lançou recentemente em Nova York o Guia de Sustentabilidade Empresarial: Criando um Futuro Sustentável. A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas da maior iniciativa voluntária para a responsabilidade corporativa. Para ser sustentável, segundo o Guia, as empresas devem seguir cinco passos. O primeiro, negócios baseados em princípios. Para qualquer empresa, a sustentabilidade começa com a integridade, com operações que respeitam as responsabilidades fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O segundo ressalta o fortalecimento da sociedade, com empresas que se preocupem também com fatores que vão além das suas dependências, como a pobreza, conflitos, força de trabalho sem instrução e escassez de recursos. O compromisso da liderança aparece como o terceiro, delineando as ações em áreas-chave da companhia bem como a divulgação de esforços e resultados. Os últimos dois pontos abordam o relatório de progresso, como medida de prestação de contas e ação local, um diálogo entre os diferentes setores empresariais para criar uma visão em comum sobre a sustentabilidade em cada país».
«Corporate sustainability starts with a company’s value system
and a principled approach to doing business. This means
operating in ways that, at a minimum, meet fundamental
responsibilities in the areas of human rights, labour,
environment and anti-corruption. Responsible businesses enact
the same values and principles wherever they have a presence,
and know that good practices in one area do not offset harm in
another. By incorporating the Global Compact principles into
strategies, policies and procedures, and establishing a culture
of integrity, companies are not only upholding their basic
responsibilities to people and planet, but also setting the stage
for long-term success».