sábado, 29 de setembro de 2012

ESPÉCIES PROTEGIDAS


«(...)
Acompanhar notícias de espécies ameaçadas pode ser muitas vezes deprimente, apesar de ser importante. Em uma época de vasto desmatamento, super exploração, aumento das populações humanas e mudanças climáticas, todos os dias parecem trazer notícias negativas sobre espécies ou até sobre toda a biodiversidade. Entretanto, nem tudo está perdido, esforços de conservação alcançaram sucesso ao estabilizar, aumentar e proteger alguma parte da vida selvagem mundial. Agora, uma nova lista da União Internacional para a Conservação da natureza (IUCN) promete destacar estes exemplos positivos. (...)». (+). E o site do IUCN  que integra uma secção sobre Green Economy onde está disponível informação que
 
 
interessa a diferentes profissionais, nomeadamente aos formados pelo ISCAL. Ilustração:
 
The green economy challenge
The monetary value of nature – in particular the goods and services it provides us such as water, food, energy and clean air – is enormous. Various estimates have put the value at many times the total of the world’s gross domestic product. But this value is often not taken into account in economic and tax policy, financial systems and markets. Nearly all environmental and social issues have an economic component and many are driven by market distortions. (+).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PÓS RIO + 20

«O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) lançou, na terceira semana de setembro, um fórum global on-line onde o público pode fazer perguntas a funcionários de governos de todo o mundo sobre os passos necessários para enfrentar os desafios em questões de desenvolvimento sustentável.
O fórum, que está sendo realizado por meio de plataformas de mídias sociais, como o Facebook, proporcionou aos internautas a oportunidade de participar da Reunião Ministerial Extraordinária do Ecosoc, realizada na segunda-feira, 24 de setembro.
O evento se concentrou em fazer progressos sobre os temas discutidos na Rio+20 e as metas e resoluções contidas no documento final do evento, intitulado “O futuro que queremos”». (+) E tem o Especial Rio + 20.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LIDERES DO DOW JONES SUSTAINABILITY INDEXES 2012

tinhamos escrito sobre o assunto no endereço anterior, mas achamos que é importante trazê-lo também para o endereço novo. Então comecemos por recordar : «O grande objetivo do índice seria permitir aos investidores a identificação de quais companhias estão comprometidas com a sustentabilidade, assim como encorajar que empresas se engajem na questão ao buscar se destacarem no mercado». Depois, os destacados este ano por sectores:


E saiba mais no Mercado Ético,

domingo, 23 de setembro de 2012

«POWER, POLLUTION AND THE INTERNET»

O impacto das TIC no Desenvolvimento Sustentável é de há muito temática a merecer a atenção dos práticos e dos académicos. O artigo «Power, Pollution and the Internet» já me mereceu este post, no blogue da APDSI. Em particular, para aqui,  estas passagens do artigo:
«(...)
Most data centers, by design, consume vast amounts of energy in an incongruously wasteful manner, interviews and documents show. Online companies typically run their facilities at maximum capacity around the clock, whatever the demand. As a result, data centers can waste 90 percent or more of the electricity they pull off the grid, The Times found.
To guard against a power failure, they further rely on banks of generators that emit diesel exhaust. The pollution from data centers has increasingly been cited by the authorities for violating clean air regulations, documents show. In Silicon Valley, many data centers appear on the state government’s Toxic Air Contaminant Inventory, a roster of the area’s top stationary diesel polluters. (...)
“There could be thousands of people’s e-mails on these,” Mr. Tran said, pointing to one storage aisle. “People keep old e-mails and attachments forever, so you need a lot of space.” (...)».

EVENTOS SUSTENTÁVEIS


 
«Com o objetivo de divulgar o novo “Guia para Eventos Sustentáveis”, dar início a um processo de Consulta Pública do mesmo e promover a “Importância dos Eventos Sustentáveis para Portugal”, enquanto abordagem de valorização nacional do sector dos eventos, terá lugar, no dia 27 de Setembro, no Centro de Congressos do Estoril, às 15h00, uma Conferência subordinada ao tema: "Eventos Sustentáveis: um guia para organizadores, promotores e patrocinadores".
Para conhecer melhor o tema e o programa desta conferência, clique aqui».
A participação nesta Conferência é gratuita e limitada aos lugares disponíveis. Para se inscrever preencha o formulário disponível no site do BCSD

sábado, 22 de setembro de 2012

PRÉMIO BIODIVERSIDADE


A propósito da Biodiversidade, sugerida pelo post anterior, lembrámo-nos dos Prémios Biodiversidade do BES. E saiba mais para além do video.

EM DEFESA DAS ESPÉCIES

 
«Within historical times, rhinos were still widespread across Africa's savannas and Asia's tropical forests. But today, very few rhinos survive outside national parks and reserves».Mais
 

CONFERÊNCIA «MUDAR O RUMO»

 



É já na próxima semana, dia 27, no Centro de Congressos do Estoril.
Conferência Anual do BCSD Portugal: O QUE PODEM AS EMPRESAS FAZER PELA SOCIEDADE?
No contexto atual, em que o País procura caminhos de saída da crise, o BCSD Portugal, na sua Conferência Anual, propõe evidenciar a importância da adoção de práticas sustentáveis no meio empresarial, para dar resposta a esse desafio.
Através de exemplos, políticas e casos práticos, com um painel de oradores que abrange desde os jovens quadros do tecido empresarial português aos seus presidentes, pretende-se a transmissão de conhecimentos e partilha de ideias.
Entre os vários oradores convidados, teremos a presença de Peter Bakker, o presidente do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), organização internacional da qual o BCSD Portugal se orgulha de fazer parte, que está presente em 60 países e representa mais de 2000 empresas. Entrada GRATUITA mas sujeita a inscrição. Veja aqui-

DIA MUNDIAL SEM CARRO



A partir do Brasil, com o  artigo  Dez razões para levar a sério o Dia Mundial sem Carro, de André Trigueiro,  publicado no Mercdado Ético, pensemos no nosso dia 22 de Setembro, o  DIA MUNDIAL SEM CARRO.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VAMOS DAR UM NOVO VISUAL AO «O ISCAL É VERDE»

O ISCAL É VERDE já teve uma fase anterior, com um esquema que tinhamos «comprado» «pronto a vestir» e que muito jeito nos deu porque não tinhamos forma de construir um «por conta própria». Não sabiamos.  Era aqui. Ou seja, com o seguinte endereço:  http://iscalverde.blogspot.pt/. Mas agora com o mesmo titulo e com um endereço que apenas difere num«o» e num «e» -  http://oiscaleverde.blogspot.pt/ - cá estamo numa nova etapa do ISCAL É VERDE, esperando-se que também corresponda a novos dinamismos.