terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

«FÓRUM DE EMPRESAS PARA A IGUALDADE DE GÉNERO»

Aconteceu no dia 19 passado:«Várias empresas nacionais assinaram um acordo para a criação do Fórum de Empresas para a Igualdade de Género através do qual se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações, assumindo compromissos de melhoria em dimensões que incorporam os princípios da Igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e proteção na parentalidade». Continue aqui.


Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

My ReCycler - A EMPRESA CRIADA POR UM GAROTO

Garoto de 10 anos cria empresa de reciclagem e doa lucros a famílias desabrigadas   

«Aos sete anos de idade, o norte-americano Vanis Buckholz criou a My ReCycler, uma empresa de reciclagem na cidade de Corona del Mar, na Califórnia. O garoto, que desenvolveu o projeto na escola há três anos, doa parte dos lucros de sua empresa para uma ONG que protege famílias desabrigadas.
Buckholz, que hoje tem dez anos, levou a sério a ideia sustentável que surgiu na sala de aula. O menino ficou surpreso com a quantidade de lixo que poderia ser reaproveitada, e, então, começou a separar os resíduos produzidos em sua casa. Não demorou muito para que o jovem passasse a coletar o lixo da vizinhança – e, a partir daí, a ideia deu cada vez mais certo». +

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

«CLIMATE-ADAPT»

 

Veja aqui.

«Climate Change Adaptation in Europe 

The European Climate Adaptation Platform (CLIMATE-ADAPT) aims to support Europe in adapting to climate change. It is an initiative of the European Commission and helps users to access and share information on:
  • Expected climate change in Europe
  • Current and future vulnerability of regions and sectors
  • National and transnational adaptation strategies
  • Adaptation case studies and potential adaptation options
  • Tools that support adaptation planning»


PRÉMIOS «VERDES»

 Ler mais neste post:  MULHERES EM DEFESA DO AMBIENTE

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O IMPOSSÍVEL


O filme O IMPOSSÍVEL está em exibição. Assenta num caso verídico do tsunami de dezembro de 2004, e mostra-nos que o homem não domina a natureza. Não perca, e nele pode aprender a olhar as estrelas. Aqui uma critica.
 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

«CLEAN CAPITALISM»



«The Global 100: World Leaders in Clean Capitalism
The Global 100 is an annual project initiated by Corporate Knights Inc.
The Global 100 is the most extensive data-driven corporate sustainability assessment in existence, and inclusion is limited to a select group of the top 100 large-cap companies in the world. Launched in 2005, the annual Global 100 is announced each year during the World Economic Forum in Davos. The Global 100 methodology for evaluating companies' sustainability or "clean capitalism" performance was cited as a leading global practice (by SustainAbility in their Rate the Raters research program, Phase 4)». +  A lista referenta a 2013.

E um exemplo como a distinção é embebida na gestão das organizações: excerto de anuncio de página inteira no Jornal Expresso de 2 de Fevereiro, do banco BES.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

«INSPIRE CONFERENCE»

Os três pilares da Conferência: «the three pillars of the conference Showcase on Environment, Capacities and Networking. Veja em detalhe. 

CÓDIGO DE CORPORATE GOVERNANCE

A notícia: Instituto Português de Corporate Governance aprovou um código de boas práticas que pretende que seja adoptado pelas empresas cotadas durante este ano. Veja mais. E pode aceder ao código no site do Instituto. E ver de entre os principios, por exemplo este: III.A Como forma de aumentar a eficiência e a qualidade do desempenho do órgão de administração e o adequado fluxo de informação para este órgão, a gestão corrente da sociedade deve pertencer a administradores executivos com as qualificações, competências e a experiência adequadas à função. À administração executiva compete gerir a sociedade, prosseguindo os objectivos da sociedade e visando contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Talvez se justifique trazer  para aqui um conceito de Corporae Governance. Também dos disponibilizados pelo Instituto: "A corporate governance tem a ver com a promoção da justiça, da transparência e da responsabilidade das empresas", J. Wolfensohn, presidente do Banco Mundial, citado num artigo do Financial Times [21 de Junho, 1999].

sábado, 2 de fevereiro de 2013

2 FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS





Palms in Lake Rogaguado, Beni, Bolivia.
© WWF-Bolivia / Omar Rocha



Happy World Wetlands Day!
Happy wha…?


«Each year on February 2, we celebrate places we often take for granted: Wetlands. Wetlands come in all shapes and sizes – bogs and ponds, rivers and deltas, mangroves and mudflats. These are habitats for wildlife, recreation areas for people and sources of food for billions of people around the world.
This year, we’re excited to announce the
world’s biggest wetland of international importance
It’s the Llanos de Moxos in Bolivia, and it covers 6.9 million hectares. (That’s the size of Holland and Belgium combined.) This newly designated
Ramsar site is home to the giant otter and the Bolivian river dolphin, and it supports the health of the whole Amazon basin. Now that’s something to celebrate!»

Fonte: WWF Newsletter <newsletter@wwf.panda.org> que qualquer um pode subscrever.

E saiba mais, e desde já:
 
  «A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional ou como é mais conhecida, a Convenção de Ramsar, iniciou a campanha de comemoração deste dia em 1997 como uma oportunidade de chamar atenção do público sobre os valores e funções das áreas úmidas (pântanos, mangues, marismas, banhados, etc). O dia 2 de fevereiro marca a assinatura do tratado na cidade de Ramsar, no Irã, em 1971.
Zona Úmida é toda superfície coberta por água, de forma permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada. No caso das áreas marinhas, são consideradas como Zonas Úmidas aquelas que tenham profundidade menor que seis metros na maré baixa. Estão incluídos os charcos, mangues, pântanos, rios, estuários e águas costeiras de pouca profundidade  espalhadas por todo o mundo, com exceção da Antártida. Essas áreas são consideradas como celeiros naturais de biodiversidade, armazéns naturais de diversidade biológica e exercem um papel importante para a estabilidade climática e algumas delas são as mais produtivas do mundo»
. Tirado daqui.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FOREST FOOTPRINT

.
«O quarto relatório anual do Forest Footprint Disclosure Project (FFD), publicado nesta terça-feira (29), mostrou que o número de companhias que divulgaram sua pegada florestal no último ano chegou a 100, um aumento de quase 15% em relação ao ano anterior, quando 87 firmas revelaram seu impacto ambiental». Continue no Mercado Ético. E talvez se justifique apresentar aqui o conceito de Forest Footprint: A ‘forest footprint’ is the total amount of deforestation caused  directly or indirectly by an organisation or product. Many businesses unknowingly source products  that contribute to deforestation in their supply chains,  and their resulting forest footprint can create unexpected valuation risks and add to their climate change impacts. E já agora um quadro com os distinguidos este ano:

2012 Sector Leaders
Agricultural Products | New Britain Palm Oil Ltd 
Food & Staples etc | Sainsbury’s Supermarkets Ltd 
General Retailers | Marks and Spencer plc 
Industrials etc| Dalhoff Larsen & Horneman 
Oil & Gas | Greenergy International Ltd 
Packaged Foods & Meats | Marfrig Group Unilever 
Paper & Forest Products | Mondi PLC 
Personal Products etc | L’Oréal 
Textiles etc | PrimeAsia Leather Corporation 
Travel & Leisure | British Airways 
Utilities | Drax Group