terça-feira, 19 de novembro de 2013

LIVRO | «A Água e o Futuro da Humanidade» | APRESENTAÇÃO 19 novembro




«O livro A Água e o Futuro da Humanidade será apresentado no dia 19, a partir das 17h30, no Auditório 3 da Fundação. Esta obra é o resultado de uma iniciativa lançada no final de 2010, para a qual a Fundação Gulbenkian decidiu convidar um conjunto de reputados especialistas de disciplinas das ciências naturais, sociais e da engenharia, de várias regiões do mundo, para integrar o Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade, grupo que teve como mandato proceder à análise dos aspetos mais relevantes das interações dinâmicas entre os sistemas hídricos e a sociedade no século XXI.
Este trabalho único, agora publicado, esclarece-nos sobre as mudanças necessárias na disponibilização, avaliação e uso da água e de outros recursos com ela  relacionados, como a alimentação e a energia. O Think Tank preocupou-se com temas como a acessibilidade da água para os mais pobres e a utilização da água na indústria, na agricultura e em usos domésticos.
Patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian e publicado pela editora Springer, A Água e o Futuro da Humanidade será apresentado numa sessão com a participação de Artur Santos Silva, presidente da Fundação, Francisco Nunes Correia, ex-ministro do Ambiente, que fará a apresentação do livro e Luís Veiga da Cunha, coordenador do Think Tank. A sessão terminará com um debate sobre “Segurança Hídrica e Segurança Alimentar” entre um dos membros do Think Tank, Jan Lundqvist , senior scientific advisor do Stockholm International Water Institute, Suécia, e José Lima Santos, professor no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde também foi diretor do Departamento de Economia Agrária e Sociologia Rural». +

entrada livre
Transmissão online: http://www.livestream.com/fcglive






Sem comentários:

Enviar um comentário