sábado, 13 de outubro de 2012

RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E RELATÓRIOS ÚNICOS

 



A propósito dos Relatórios de Sustentabilidade: a WBCSD divulga os Relatórios de Sustentabilidade dos seus membros como pode ver no seu site - WBCSD member sustainability reports  - escrevendo o seguinte: «This list is compiled annually by the WBCSD and updated constantly during the annual report publications season. It provides transparency on which of our members produces sustainability reports, what they are saying and where their focus lies.
During this period we maintain close contact with members, sending them monthly email alerts to update them on the most recently published reports». Mas, neste momento, quase que não consigo falar de Relatórios de Sustentabilidade sem chamar à liça a questão dos Relatórios Únicos, ou seja, aquilo que eu designo por «Relatórios Unificados», onde, naturalmente, a «sustentabilidade» está em todo o lado,  e para isso, dado o seu prestígio e competência,  estou a recorrer ao que disse   Pavan Sukhdev numa entrevista:
«Pergunta: Os relatórios anuais das empresas não têm informação sobre as externalidades, só os relatórios de sustentabilidade e de responsabilidade social. A situação está a mudar?
Resposta:  É um erro as empresas colocarem a informação sobre o seu impacto na sociedade e na natureza apenas nos relatórios de sustentabilidade e não nos relatórios anuais. A situação tem mudado nos últimos anos e há mesmo casos exemplares como a conhecida multinacional alemã de roupa desportiva Puma, que avaliou em 145 milhões de euros, no relatório anual, o seu impacto ambiental em áreas – chave como as emissões de CO2, o consumo de água, o uso da terra, a poluição do ar e a produção de resíduos. Mas a maioria das empresas continua a omitir essa avaliação nos relatórios anuais».
Ao fazermos uma incursão pelos Relatórios disponibilizados pela WBCSD podemos beneficiar de um manancial de ensinamentos, por exemplo: torna-se óbvio que aquela circunstância  na ótica das empresas abrangidas é um pequenissimo momento do seu  sistema de comunicação e divulgação; a diversidade é patente; não pode deixar de reparar-se no cuidado em termos de imagem que marca aquela informação. Ao acaso, da última vez que por lá passei, visitei a CocaCola e a Unilever, e ilustram a diversidade de que estou a falar, que já está para lá dos Relatórios  de Sustentabilidade como, é minha convicção, a maioria os entende.  E retirei estas frases, que revelam valores e estratégias:
CocaCola - «Supporting local economies is both a matter of good corporate citizenship and good business. Through jobs, capital investment and targeted initiatives offering opportunities to residents, we are part of the global engine that keeps local
economies humming».
Unilever 
«Companies can no longer sit on the sidelines waiting for governments to take action on the huge environmental and social issues which face us. We have to see ourselves as part of the solution to these problems».


Sem comentários:

Enviar um comentário