segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

«SÓ EXISTE UMA ECONOMIA»

Numa conferência recente a que assisti, um dos Oradores, um reputado especialista, começou a sua apresentação dizendo: não há a Economia Verde e a Outra, a Economia é só uma. Foi  Charles Kent, do World Resources Institute que o disse na conferência a que nos referimos aqui.  E pensei, como é bom ouvir alguém com audiência dizer algo que há muito era o nosso entendimento quase de forma intuitiva. E não só numa perspetiva macro, mas também micro. Isto é, não há as organizações verdes, e as outras.  E é também por aqui  que em vez dos Relatórios de Sustentabilidade estamos com os que defendem Relatórios Únicos (Unificados é o termo em que mais nos revemos). E  também houve quem defendesse que a Sustentabilidade se devia dar em todos os cursos e não haver Cursos à parte. E, em dado momento,  falou-se nas estatísticas e nas Contas Satélites, e  foi sublinhado que embora haja informação quantitativa ela não está valorizada, ou seja, na circunstância, «não está em euros». Charles Kent insistiu que uma das prioridades é medir. E, claro, no fim lá fiz uma incursão ao INE.  Dessa visita trago para o Iscal é Verde a publicação  Estatísticas do Ambiente:

Capa da publicação
Publicada em 2011
Resumo A publicação Estatísticas do Ambiente, na sua edição de 2010, apresenta-se integralmente reformulada, quer ao nível dos conteúdos quer da sua apresentação gráfica, estando organizada em 14 novos capítulos, com textos de análise económica, financeira e física e quadros estatísticos. Assim, o Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito da sua missão, disponibiliza aos utilizadores um novo produto que visa satisfazer as necessidades atuais e emergentes sobre o setor do ambiente, cada vez mais transversal e de grande impacto na vida social, na economia e no planeamento do desenvolvimento económico, social e ambiental.

Antes, esta Conta Satélite do Ambiente. 
A leitura destes dois documentos, e outros haverá,  mostra-nos onde estamos e o muito que há a percorrer. E, nesta situação, vejo o  quanto há  a desenvolver pelos profissionais de contabiliade. Até que a «Sustentabilidade», maior que o ambiente, não esteja à parte mas em toda a parte. 
WorldResourcesInst

Para terminar,  faça uma visita ao World Resources Institute. E é dele este video:



Sem comentários:

Enviar um comentário